Rio de Janeiro,

Diagnóstico Empresarial

       DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

 

   A definição mais popular de diagnóstico é: “processo de investigação das causas fundamentais de problemas visando à normalização da funcionalidade do Alvo ou Contexto de Investigação no qual o problema se insere, removendo as consequências negativas e estabelecendo condutas preventivas”.

 

       Tal conceito é verdadeiro em qualquer profissão: Médicos, Consultores, Gestores, Advogados, Engenheiros, Mecânicos, Técnicos de Futebol, Políticos, etc. No entanto, diagnóstico pode ser percebido segundo outras perspectivas:

 

     a) Habilidade Cognitiva

Quando percebido como um processo mental que pode ser acionado voluntária ou involuntariamente para atender uma demanda cognitiva. Usualmente, fazemos diagnóstico frequentemente sem nos darmos conta do que está ocorrendo.

 

     b) Ferramenta de Suporte a Tomada de Decisões

A consagração do Diagnóstico Empresarial como uma ferramenta de suporte estratégico para os tomadores de Decisões Corporativas precisa envolver todo o efetivo de gestores da empresa. Ela precisa fazer parte da Linguagem de Gestão Padrão da empresa. A experiência no desenvolvimento de Diagnóstico Empresarial aumentará a capacidade dos gestores exponencialmente e por isso deverá se tornar uma atividade básica no exercício da função no dia a dia.

 

     c) Dispositivo de formação de linguagem

Quando percebido como um instrumento de nivelamento de pensamento gerencial responsável por promover o estabelecimento de padrões de raciocínios entre os gestores da empresa. É muito importante que o corpo gerencial possua a capacidade de desenvolvimento de diagnóstico padrão, visando alinhar seus pensamentos e convergir para a definição de ações claras, rápidas e efetivas.

 

     d) Vantagem Competitiva

Ter plena consciência da Anatomia Corporativa, possuir um pensamento diagnóstico fluente e livre de intuições, possuir um pleno alinhamento do pensamento estratégico entre o corpo gerencial, são algumas características que podem fazer do exercício de diagnóstico uma Vantagem Competitiva Sustentável.

 

      No mundo da Gestão Empresarial, o diagnóstico, mais conhecido como diagnóstico empresarial, é usualmente aplicado como o primeiro passo de um projeto de Planejamento Estratégico promovido pela empresa, com ênfase na análise dos ambientes externo e interno buscando identificar Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas a fim de estabelecer as estratégias pertinentes.

 

    Mas essa é somente a ponta do iceberg. O Diagnóstico Empresarial é muito mais que um simples processo de investigação, na verdade ele faz parte de uma Sistemática de Investigação, um esquema responsável por desenvolver “Soluções em Diagnósticos Empresariais” personalizadas e compatíveis com a Intenção Estratégica do Gestor.

 

 A Sistemática de Investigação possui três fases:

 

     A primeira diz respeito à etapa de Levantamento de informações e consiste em 6 atividades:

 

    a) Definição do Contexto Organizacional a ser investigado

    b) Seleção dos Elementos ou Fatores de Produção de interesse

    c) Deliberação da Intenção Estratégica

    d) Definição dos requisitos em relação a iniciativa de investigação

    e) Definição do Método de Investigação

    f) Elaboração do Roteiro de Investigação (seleção de ações e perguntas)

 

     A segunda fase diz respeito à Análise das informações e consiste em 4 atividades executadas no nível de cada elemento organizacional:

 

    a) Análise das respostas e evidências

    b) Emissão de pareceres (diagnósticos parciais) por parte de especialistas

    c) Elaboração das recomendações

    d) Definição do Plano de Ação e Acompanhamento

 

     A terceira e última fase diz respeito a formatação final do Diagnóstico Organizacional e possui as seguintes atividades:

 

    a) Integração dos pareceres parciais

    b) Revisão e integração das recomendações

    c) Planejamento de um Plano de Ação integrado

 

Framework do Diagnóstico Empresarial

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