Rio de Janeiro,

Dinâmica de Valor

DINÂMICA DE VALOR

 

       A Dinâmica de Valor é um dos principais ativos estratégicos de uma Empresa por  representar a ciência e a arte na Gestão de Valor inerente ao Negócio.

 

    O pleno conhecimento e entendimento da dinâmica de valor confere aos Gestores um espaço para a Tomada de Decisões rápidas e efetivas sem precedentes, livre de incertezas, erros, intuições, etc.

 

   O design da dinâmica de valor sugere uma relação de causa e efeito entre seus estágios de desenvolvimento ou movimento, que permite maior rastreabilidade de resultados e maior segurança na gestão do negócio.

 

   A arquitetura da dinâmica de valor contempla um "eixo de valor" também referenciado como  "jornada de valor" e 6 (seis) estágios integrados e contínuos:

 

     a) EIXO DE VALOR ou JORNADA DE VALOR

 

         A jornada de valor é um fluxo contínuo e dinâmico dos principais momentos de interação identificados  a partir da análise do Ritual de Valor (Social ou de Consumo) pertinente. Ela permite o enquadramento tempestivo dos elementos envolvidos ao longo da produção da Experiência de Vida.

 

         Usualmente, tanto o "ritual" como a "jornada de valor" recebem o nome da natureza da Experiência de Vida observada: Educação, Saúde, Mobilidade, Segurança, Moradia, etc.

 

     b) DESIGN DO MAPA DE EXPERIÊNCIAS REAIS (MAPA DE EMPATIA)

 

       Esse estágio se caracteriza pela observação etnográfica da Experiência de Vida real visando à identificação de possíveis dificuldades enfrentadas por seus usuários. Tais dificuldades também são referenciadas por “oportunidades de melhoria” e constituem uma fonte renovável de vantagem competitiva para quem tiver uma boa capacidade de percepção ou leitura da realidade operacional. Mapa de Empatia é o nome dado ao relatório que descreve todas as Oportunidades de Melhoria identificadas.

 

    c) DESIGN DO MAPA DE REQUISITOS OU MAPA DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

 

  Esse estágio se caracteriza pela tradução das oportunidades de melhoria em “requisitos ou oportunidades de negócios”. Este mapa permite a avaliação da atratividade setorial e usualmente é o mesmo, independente da Empresa que proceder ao mapeamento.

 

      A elaboração do Mapa de Requisitos ou Oportunidades de Negócios permite que a Empresa possa alcançar a liderança nos mercados nos quais atua uma vez que nunca precisará seguir ou imitar qualquer concorrente em suas ações estratégicas. Os Requisitos podem se apresentar no formato de Desejos, Necessidades, Preferências, Expectativas e Exigências.

 

      É  muito importante utilizar uma linguagem de requisitos na descrição das Oportunidades de Negócios. O propósito é descobrir o que a Parte Interessada realmente "quer" e não "como" ela deseja ser atendida.

 

    d)  DESIGN DO MAPA DE CONVENIÊNCIAS

 

   Este estágio se caracteriza pelo desenvolvimento de soluções de atendimento para as Oportunidades de Negócios identificadas. As Soluções de Atendimento representam configurações de conveniências, isto é, produtos, serviços e facilidades que visam a satisfação parcial ou total de cada requisito do negócio.

 

      O Mapa de Conveniências também pode ser referenciado como "proposta de valor" e expressa a competitividade da Empresa junto à Concorrência. Ele também é usado na Análise de SWOT para a identificação de oportunidades e ameaças na avaliação da capacidade corporativa de Oferta de Valor.

 

    e)  DESIGN DO MAPA DE SERVIÇOS INTERNOS

 

     Este estágio se caracteriza pela operacionalização de conveniências a partir da configuração dos serviços internos pertinentes.

 

     O Mapa de Serviços Internos também pode ser referenciado por "cadeia de valor" e também é usado na Análise de SWOT para a identificação de forças e fraquezas com base na avaliação da capacidade corporativa de Produção de Valor.

 

    O Mapa de Serviços Internos é uma das principais referências para o inventário de processos de tratamento de dados pessoais já que é o principal componente do Design de Situações de Exposição.

 

    f) DESIGN DO MAPA DE EXPERIÊNCIAS PROJETADAS

 

      Este estágio se caracteriza pela descrição da Experiência Projetada para o Usuário como resultado da efetiva execução dos serviços internos pertinentes.

 

     O confronto do Mapa de Experiências Projetadas com o Mapa de Experiências Reais pode ser considerado um instrumento de medição da agregação de valor promovida por todo o processo de tratamento de valor aplicado.

 

      É muito importante observar que embora as expectativas apontem para que o que foi "projetado" se transforme no real no início de um próximo ciclo de melhorias, isso pode não acontecer, o que torna a observação etnográfica sempre indispensável.

 

     Embora não tenha sido esgotado em todos os seus detalhes, o DESIGN DA DINÂMICA DE VALOR desenvolvido no Laboratório de Inovação e Inteligência da IAA foi fielmente apresentado e será de grande utilidade para todos que se dedicarem ao seu estudo, conhecimento e prática.

 

Framework da Dinâmica de Valor
Exemplo do Design da Dinâmica de Valor para uma demanda de implantação de um DATA PROTECTION OFFICE Etapa da jornada: GOVERNANÇA

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