Rio de Janeiro,

Ecossistema de Experiências de Vida

Você sabe o significado de “Experiência”?

 

   Por incrível que pareça, a maioria de nós passa por essa vida sem ter tido a oportunidade de perceber as várias “perspectivas” do significado ou conceito de “Experiência”. Cada “perspectiva” (segredo) está associada a um contexto específico.

 

   Em um contexto filosófico podemos entender a “Experiência” como uma unidade de vida. Sim, o produto de qualquer coisa que fazemos, vivemos ou experimentamos é uma EXPERIÊNCIA. Podemos concluir que "viver" é o processo contínuo e ininterrupto de desenvolver experiências. Quando pararmos de ter experiências é porque não estaremos mais nesse mundo terreno ou simplesmente não estaremos “vivendo” a vida.

 

   No contexto de “Análise de Atratividade Setorial”, onde a principal referência é o Ecossistema de Experiências de Vida do Ser Humano, a experiência se apresenta como uma unidade de observação. Usualmente, a missão de qualquer empresa está associada a uma ou mais categorias de Experiências de Vida do Ecossistema, tais como: Educação, Saúde, Moradia, Laboral, Mobilidade, Segurança, Cidadania, etc.

 

    Isto significa que o escopo para observação e identificação de “dificuldades ou oportunidades de melhoria” que sob o ponto de vista das empresas representam Oportunidades de Negócios, são as experiências de vida associadas as suas respectivas missões.

 

 

     No contexto de “Análise Estratégica (SWOT)”, a experiência se apresenta como uma unidade de competição da Experiência Total de Consumo desenvolvida pela Empresa junto as Partes Interessadas, geralmente ela está associada a uma ou mais Conveniências de Consumo (produtos, serviços e facilidades) da Proposta de Valor. A Experiência Total de Consumo é uma das ferramentas mais efetivas na formulação de estratégias de marca junto ao Mercado. Ela mede a Capacidade de Atendimento da Empresa considerando a Concorrência com foco na singularidade ou diferenciação.

 

   No contexto “Cognitivo ou de Aprendizado orgânico” a experiência é reconhecida como uma unidade de aprendizado. Os seres vivos aprendem por meio da gravação de “caminhos” ou “Redes Neurais biológicas” gravados no cérebro a partir do desenvolvimento de experiências. O “tráfego” por esses caminhos ou a repetição das experiências fortalece o aprendizado através de seu registro na memória de longo prazo.

 

   No contexto de “Empresas Cognitivas” a experiência representa a unidade de memorização de Ativos de Conhecimento usualmente compartilhados entre as Arquiteturas Cognitivas Humana e Corporativa. É o principal fundamento do Modelo de Empresas Cognitivas. É à base da Inteligência Corporativa.

 

    No contexto de “Gestão de Pessoas”, especificamente na representação de qualificações, a experiência é percebida como uma unidade de prática, sugerindo que as pessoas objeto de estudo possam ser avaliadas quanto ao volume e natureza das atividades nas quais tiveram a oportunidade de aplicar determinado conhecimento.

 

   No contexto de “Redes Neurais”, a experiência é a unidade de inteligência das Redes Neurais Humanas, Corporativas e Artificiais conexionistas. Todas as redes neurais “aprendem” a partir do desenvolvimento de experiências. As Experiências são a matéria prima para o desenvolvimento de uma Inteligência Superior em qualquer Rede Neural de qualquer natureza.

 

   No contexto de "Privacidade & Proteção de Dados Pessoais, a experiência é a unidade de exposição dos participantes dos Rituais Sociais ou de Consumo. As interações desenvolvidas durante o Ritual promovem a criação de "situações de exposição" onde existe a coleta, armazenamento e tratamento de dados pessoais. Ela é a principal fonte para a execução do inventário de dados e processos de tratamento em processos de Governança da Privacidade.

 

   Diferente das demais, a EXPERIÊNCIA DE PRIVACIDADE está sempre presente no contexto de qualquer outra experiência. Sua missão é que as pessoas tenham seus direitos protegidos por meio da gestão segura e confiável das situações de exposição.

 

 Então, agora que sabemos um pouco mais sobre “Experiências”, podemos lembrar conscientemente que elas estão presentes em tudo que fazemos em qualquer lugar!

 

   Reparem, todas as perspectivas da experiência convergem para o processo natural de “aprendizado” através da experimentação.  Temos que pensar nisso com muito carinho. Temos que criar ambientes sociais em casa e no trabalho que incentivem a prática de Experiências, que nos mobilize e motive a viver! Se aprendermos por meio de boas Experiências vamos ser pessoas melhores, em todos os sentidos. Somos aquilo que experimentamos. Não é uma opção pessoal, é orgânico.

Ecossistema de Experiências de Vida

  INFO ADVISERS ASSOCIATES

Avenida das Américas nº 2480 grupo 211 bl 2 Victory Lead Américas  CEP: 22631-004

 Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil

e-mail: dpo@dpoffice-br.com.br       Telefone fixo: 21 3556-8668  Móvel: 21 99769-1226

Termos de Uso

Políticas de Privacidade

Copyright © 2021 - Info Advisers Associates