Rio de Janeiro,
DOMÍNIO DO NEGÓCIO
Existe uma sensação experimentada pelos Gestores de Negócios que de certa forma é difícil de descrever. É uma sensação de pura leveza energética que nos deixa tranquilos e confiantes para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva. Essa sensação acabou sendo batizada por Domínio do Negócio.
Durante mais de 20 anos de sua existência, a IAA testou vários fatores que poderiam influenciar essa sensação e acabou apontando 4 (quatro) para justificar a produção desse estado de bem-estar gerencial:
a) DEFINIÇÃO DO PROPÓSITO
O propósito é simplesmente uma referência mágica capaz de vislumbrar um espaço amplo e intenso de Oportunidades de Negócios. Sua declaração sugere uma conduta altruísta que promove um bem maior do que a simples oferta de produtos, serviços e facilidades.
A declaração de propósito não deve ser maior que uma frase e deve ser capaz de se identificar com a empresa. Ela também guia o comportamento das Partes Interessadas e os mantêm engajados em relação ao cumprimento da Missão Institucional e ao desafio de alcançar a visão de futuro.
A definição do propósito altera completamente o design da Dinâmica de Valor conferindo a Empresa às capacidades essenciais e competitivas para o desenvolvimento de Experiências de Vida seguras e confiáveis.
b) TRAJETÓRIA EMPRESARIAL
Desde a sua concepção, uma Empresa enfrenta desafios de implantação e operacionalização do seu Plano de Negócios inicial e depois lida com as dificuldades de garantir seu crescimento apesar das adversidades do Ambiente de Negócios.
Durante esse trajeto, a Empresa acumula várias Capacidades Corporativas desenvolvidas a partir de suas Experiências de Gestão de Negócios. Essas Experiências usualmente são configuradas a partir de processos de Tomada de Decisões e de Negociações. Podemos estar falando de dezenas ou centenas de milhares deles todos os dias, aperfeiçoando a ciência e a arte de fazer escolhas no exercício da Gestão do Negócio.
A Análise da Trajetória Empresarial nos permite avaliar: De onde viemos? Onde estamos? Para onde vamos? O que aprendemos? O quanto valemos? A Trajetória Empresarial é uma linha do tempo das Experiências que a Empresa viveu responsável pelo que ela se tornou ou se tornará.
Sendo assim, ter a plena consciência da Trajetória Empresarial nos coloca na cabine de comando de uma espaçonave que sabe o que quer e onde quer ir além de saber construir os meios para alcançar o que deseja.
c) PENSAMENTO ESTRATÉGICO
O pensamento estratégico é uma Linguagem Gerencial Padrão baseado em um conjunto de referências corporativas estabelecidas pela governança da Empresa.
As referências corporativas podem estar na forma de modelos, designs, metodologias, tecnologias, ferramentas, políticas, protocolos, procedimentos, código de ética, enfim, um portfólio de ativos gerenciais que precisa ser compartilhado entre as Partes Interessadas a fim de que a construção de pensamentos, julgamentos, decisões e escolhas possam ser íntegros, coerentes, alinhados e convergentes, sugerindo um comprometimento cognitivo por parte principalmente do corpo gerencial.
É muito difícil qualquer Empresa obter sucesso se não conseguir internalizar o pensamento estratégico entre os Colaboradores.
d) DINÂMICA DE VALOR
A dinâmica de valor é um dos principais ativos estratégicos de uma Empresa por representar ciência e a arte na Gestão de Valor inerente ao Negócio.
O pleno conhecimento e entendimento da dinâmica de valor confere aos Gestores um espaço para a Tomada de Decisões rápidas e efetivas sem precedentes, livre de incertezas, erros, intuições, etc.
O design da Dinâmica de Valor sugere uma relação de causa e efeito entre seus estágios de desenvolvimento ou movimento, que permite maior rastreabilidade de efeitos e maior segurança na gestão do negócio.
A arquitetura da Dinâmica de Valor contempla os seguintes estágios:
a) DESIGN DO MAPA DE EXPERIÊNCIAS REAIS (MAPA DE EMPATIA)
b) DESIGN DO MAPA DE REQUISITOS (MAPA DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS)
c) DESIGN DO MAPA DE CONVENIÊNCIAS (PROPOSTA DE VALOR)
d) DESIGN DO MAPA DE SERVIÇOS INTERNOS (CADEIA DE VALOR)
e) DESIGN DO MAPA DE EXPERIÊNCIAS PROJETADAS (MAPA DE VALOR AGREGADO)
O Domínio do Negócio só será realmente “sentido” se todos os estágios descritos acima fizerem parte da consciência do Gestor. Quando isso acontecer a sensação será indescritível. Boa sorte para quem tentar.
INFO ADVISERS ASSOCIATES
Avenida das Américas nº 2480 grupo 211 bl 2 Victory Lead Américas CEP: 22631-004
Barra da Tijuca Rio de Janeiro RJ Brasil
e-mail: dpo@dpoffice-br.com.br Telefone fixo: 21 3556-8668 Móvel: 21 99769-1226