Rio de Janeiro,
ECOSSISTEMA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
A proximidade da vigência de fiscalização da Lei Geral de Proteção de Dados em agosto de 2021, tem promovido uma grande demanda por Projetos de Conformidade com a mesma por parte do Mercado.
Essa demanda reprimida causa muitos efeitos colaterais negativos. Surgem organizações certificadoras de empresas e profissionais sem a capacidade intelectual para executar tal trabalho, surgem profissionais que oferecem serviço mesmo sem ter tido experiência prática no tema, surgem instituições de ensino oferecendo treinamento e cursos com conteúdos inacreditáveis, a lista é extensa.
A verdade, é que ainda estamos construindo um framework que possa expressar o universo de elementos que atua no contexto da privacidade, a fim de homologar tal modelo junto a especialistas, psicólogos, designers e até cientistas, enfim, autoridades pertinentes, visando compartilhar tal referência e promover uma linguagem padrão de privacidade, promovendo a convergência e a maturidade de pensamentos, julgamentos e condutas. Isso demanda muito tempo e perseverança.
Batizamos esse framework de ECOSSISTEMA DE PRIVACIDADE. Acreditamos que antes de qualquer iniciativa operacional no contexto de privacidade, seria fundamental termos o pleno conhecimento e entendimento, sobre os elementos contemplados por este universo.
É preciso entender que a LGPD é um instrumento regulatório que vai ajudar nossos projetos de garantia de privacidade, mas ela é um “meio” e não um “fim”. O Ecossistema de Privacidade vai nos apresentar uma Visão Sistêmica, um quadro geral sobre a composição do contexto de privacidade, suas propriedades, relações e benefícios.
A base para o Ordenamento do design de um Ecossistema de Privacidade é a jornada de privacidade. Todos os elementos, isto é, conceitos, referências, metodologias, instrumentos legais, tecnologias, ferramentas, sistemas, procedimentos, etc, estarão distribuídos pelos estágios da Jornada de Privacidade.
A internalização do ECOSSISTEMA DE PRIVACIDADE junto as Partes Interessadas vai conspirar para a tomada de decisões mais rápidas e efetivas e não mais apressadas e incertas.
É um processo de longo prazo, que demanda muito investimento social, emocional e financeiro. É um tema corporativo e colaborativo de grande mobilização por parte de Colaboradores, Fornecedores, Consumidores, Parceiros, Governo, Concorrência, etc.
PRIVACIDADE é um propósito e não uma missão. Se a sua Empresa quer somente estar alinhada as demandas da LGPD certamente está no caminho errado. O bem-estar e a felicidade de todos devem ser a maior prioridade.
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